Uma síntese das principais discussões realizadas pelo Observatório de Direitos Humanos – Crise e COVID-19 ao longo de 2021 é o resultado do livro “Desigualdades, direitos e pandemia”, lançado nesta quinta (30).

O material reúne um compilados dos diálogos em webinários e informes, por meio de artigos sobre impactos da pandemia nos direitos sociais, abordando temas-chave dos direitos sociais. As reflexões incluem tópicos sobre: Impactos econômicos da pandemia no que diz respeito à renda e ao trabalho, Orçamento e os efeitos da crise, Violações aos Direitos Humanos no contexto da pandemia, as responsabilidades públicas na gestão da saúde, além de propor saídas coletivas para superação da crise.

Foram debates riquíssimos que viabilizaram análises sobre o tema das desigualdades e, o mais importante, que trouxeram indicativos para as lutas políticas que se apresentam para os próximos anos no campo da luta por direitos. Nosso intuito é contribuir com o debate público para a construção de uma agenda em favor dos direitos, da democracia, da igualdade e, sobretudo, na defesa da vida” enfatiza Felipe Freitas, pesquisador e um dos responsáveis pela organização da publicação. 

O livro também contou com a participação das organizações: CEBRAP, INESC, Coalizão Direitos Valem Mais, ABRASCO, CEPEDISA, Terra de Direitos e ABGLT.

ACESSE AQUI O LIVRO: Desigualdades, direitos e pandemia