Redistribuição de renda, alimentação, saúde e consequências preocupantes à população. A pandemia do Covid-19 trouxe desafios urgentes e alguns deles farão parte da discussão no próximo Cesta de Direitos, evento realizado pelo Observatório de Direitos Humanos – Crise e Covid-19. O encontro virtual será no dia 18 de novembro (quinta-feira) e abordará: “Renda Básica na Pandemia do Covid-19”, a partir das 19h.

O debate será conduzido por Douglas Belchior, da Coalizão Negra por Direitos e Paola Carvalho, diretora da Rede Brasileira de Renda Básica. A mediação ficará a cargo da líder quilombola Givânia da Silva, da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Quilombolas (Conaq).

Douglas Belchior

Professor de História, fundador da Uneafro Brasil, membro da Coalizão Negra por Direitos e Coordenador de Articulação de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos

Paola Loureiro Carvalho

Assistente Social, Especialista em Gestão de Políticas Públicas na perspectiva de gênero e promoção da igualdade racial, Mestra pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural – PGDR. Investigando a ação da burocracia na rua como forma de manter as condições de subordinação dos mais vulneráveis, no que tange a implementação do Cadastro Único para Programas Sociais. Diretora de Relações Institucionais e Internacionais da Rede Brasileira de Renda básica – RBRB. No Governo do Rio Grande do Sul, coordenou o RS Mais Igual, programa de transferência de renda, que atendeu 100.000 famílias de 2011 a 2014. Coordenando com a UFRGS, o Observatório de Políticas Sociais, como forma de garantir o monitoramento da implementação dos programas de combate à extrema pobreza no estado.

Givânia Maria da Silva

Educadora e quilombola. Graduada em Letras e especialista em Programação de Ensino e Desenvolvimento Local Sustentável. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília-UnB (2010-2012) e doutoranda do curso de Sociologia na mesma Universidade (2017-2021). Pesquisa educação escolar quilombola, organização de mulheres quilombolas e questões de terras em quilombos. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/NEAB, Grupo de Estudo Mulheres Negras, Cauim e Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais/ GEPPHERG (UnB). É membra fundadora da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas – CONAQ, associada da Associação Brasileira de pesquisadores e pesquisadoras negras – ABPN e coordenadora do Comitê Científico: Quilombos, territorialidades e saberes emancipatórios da ABPN. Atualmente professora voluntária da FUP/UnB. Co- fundadora integrante dos Coletivos de Mulheres e de

A transmissão será ao vivo, pelos perfis do Observatório no YouTube, Facebook e também pelo Facebook da Mídia Ninja.